Complemento de Peso CT-e

Para uma empresa, cada receita é imprescindível para o bom funcionamento da mesma, isso ocorre principalmente no caso das transportadoras, em que cada distância percorrida acarreta em gastos para empresa. Muitos os casos, transportadores de madeira e outras cargas, precisam emitir CT-es de cargas sem saber o peso real da mesma, portanto, assume-se um peso lógico para poder emitir o CT-e, e após chegar na balança ou empresa onde é feito a pesagem da carga, é feito um complemento de peso, que após um determinado período, onde são acumulados um número significativo de complementos, é emitido um CT-e com todos os complementos de peso do período para aquele cliente. Pensando nisso o sistema Cargo conta com uma ferramenta para facilitar esse processo. Veja a seguir o passo a passo de como utilizar esse recurso.

No módulo Conhecimento, acesse a ferramenta Complemento de peso CT-e.




Em sequência a janela de complemento será aberta, para facilitar o uso desse recurso, vá em tabela de preço e cadastre o preço os preços por tonelada a ser cobrado para cada cliente e de acordo com a origem e destino.

 



Para lançarmos um complemento então, podemos fazer de diferentes formas, manualmente indo em lançamentos no canto inferior esquerdo.



Em sequência, colocamos a empresa emitente deste CT-e, o tomador do serviço, e vamos em buscar CT-e, após localizado, colocamos o peso real desse conhecimento e o valor recebido por tonelada, que será puxado de forma automática, caso corresponda a alguns dos cadastros na tabela de preço. Logo em seguida clicamos em gravar.




Também é possível lançar um complemento ao final do processo de emissão desses CT-es, onde é solicitado se desejamos lançar um complemento de peso, com isso o complemento já é gerado de forma automática no painel de complemento. Para isso, devemos clicar em sim quando a mensagem é solicitada na emissão do CT-e. Obs.: A mensagem em questão irá aparecer apenas se a preferência estiver ativa


Após isso, temos duas maneiras de colocarmos o peso real deste CT-e, a primeira é indo até o painel, localizar o complemento, e clicar em lançamento. Feito isso, nos resta alterar o peso real e clicarmos em gravar.



Outro jeito, é indo no acerto de viagens em que o CT-e foi lançado, ir em receitas, e localizar o CT-e, com isso, vamos dar dois cliques na receita, e alterar o peso no campo informado e salvar.






Para emitirmos o CT-e dos complementos desejados, vá no painel, localize o(s) CT-e(s) lançado(s), marque o flag “somente pendentes”, marque o(s) CT-e(s), e clique em “Gerar CT-e Complemento”. Neste momento, podemos selecionar mais de um CT-e (normalmente as transportadoras fazem um complemento ao final do mês, juntando todos os CT-es emitidos que precisam ser complementados, e geram um único CT-e de Complemento).




Em sequência preenchemos os dados solicitados e clicamos em Ok.




Por fim, para visualizarmos o CT-e gerado, no painel clicamos em CT-es à emitir, selecionamos o CT-e gerado, e vamos em lançamento.




Veja no vídeo abaixo mais detalhes.